"Ocupar-se do bebê é, sem dúvida, ocupar-se do futuro, de nosso futuro comum. Saber de onde se vem e para onde se vai, quem sabe nos levará a juntos construirmos de hoje em diante um mundo melhor." Golse,2002
Quem é ela? Quem lhe deu origem? Que idade tem? Onde habita?
Homens e mulheres, um dia, entram em contato com ela, pois habita no inconsciente da humanidade. Sua idade, muitas vezes, corresponde a várias gerações, é transgeracional. Identificá-la é subjetivo, depende do mundo imaginário de cada indivíduo, de cada cultura e época. Por outro lado, é universal, por ser facilmente localizável na condição filial, materna ou paterna de qualquer cidadão.
Uma instituição que se propõe a ultrapassar fronteiras, o já conhecido, e a se familiarizar com o novo, o Bebê, esse "des"conhecido. Ela prioriza as competências dos bebês e de seus pais ou cuidadores. Entende assim estar contribuindo para uma interação com base segura, para um futuro no qual o respeito e o reconhecimento do e pelo outro, enquanto ser humano, se faz presente. Diferenças de gênero, de etnias, de status socioeconômico e cultural servirão de cenário para a qualificar profissionais que dedicam sua atenção à fase do ponto zero (concepção) até os três anos.
Objetiva proporcionar ao terapeuta um aperfeiçoamento no olhar e na escuta sobre o entendimento e a intervenção no psiquismo do paciente.
A.1) Clientela profissional – atividade durante todo o ano:
- Supervisão em grupos - quatro pessoas; duas horas; modalidade de ingresso: predominantemente fechado; uma vez na semana, dia a combinar ou ingresso nos grupos em andamento.
- Supervisão individual – uma pessoa; uma hora; dia e frequência a combinar.
- Material – sessão transcrita pelo terapeuta
Objetiva desenvolver a capacidade de escuta e tradução do diálogo entre terapeuta e paciente nas fases do desenvolvimento: bebê; criança; adolescente e adulto.
B.1) Clientela Acadêmica – atividade em determinados períodos do ano:
- Modalidade em grande grupo - 15 a 20 pessoas; uma vez por semana; duas horas.
- Material fornecido pela UNIBBSUL: casos clínicos
A rede de apoio transdisciplinar formada por profissionais diretamente comprometidos com as metas e a filosofia de trabalho da Instituição tem ampliado suas fronteiras. Para tal recebe na sede da UNIBBSUL pais ou responsáveis que buscam ajuda para a melhor interação com seu bebê, assim como um maior conhecimento sobre as dificuldades e competências do mesmo. Uma entrevista de triagem é realizada por uma psicóloga habilitada que irá contatar com o profissional da rede que mais se aproxima da demanda do bebê.
Posteriormente, esse entrará em contato, no prazo máximo de uma semana, marcando hora e dia para o primeiro atendimento em seu consultório.